"Se nós quiséssemos, poderíamos fazer deste país uma grande nação".
(Alferes Tiradentes)


Skip Navigation Links



  

Sobre a Organização

Quem somos?
A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma instituição cívica, filantrópica e cultural que tem como pilar do seu objetivo social um dos mais importantes movimentos sócio/culturais e histórico do Estado de Minas Gerais, a INCONFIDÊNCIA MINEIRA.
É seguidora dos princípios tradicionais da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila rica, criada na antiga capital de Minas Gerais, possivelmente pelo inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, por volta de 1779, atuando naquela cidade na época da colônia e que paralelamente as atividades assistenciais praticadas, foi também o berço do movimento que mais tarde veria ser conhecida por Inconfidência Mineira.
 
Objetivo
- Trabalhar o desenvolvimento cultural, educacional da memória do Alferes Tiradentes,
 
- Manter vivo o ideal da Inconfidência Mineira,

- Premiar e reconhecer  pessoas físicas e jurídicas que prestam comprovados serviços à história, a cultura e a sociedade.

São condecorações da OCIM:
I - Medalha do Mérito Humanitário;
II - Medalha do Mérito Cívico Gonçalves Ledo;
III - Medalha do Mérito Cívico Duque de Caxias;
IV - Colar do Mérito Cívico Joaquim José da Silva Xavier;
V - Estrela de Prata do Mérito Humanitário;
VI - Comendador por Méritos;
VII - Grande Oficial;
VIII – Grã-Cruz;
IX – Medalha do Mérito Cívico Tomás Antônio Gonzaga;
X - Grão Colar



Como servimos a sociedade?
- Por sermos uma instituição social que reflete valores e necessidades culturalmente aceitos e que permite que os seres humanos vivam juntos de modo civilizado, e, que realizem coisas enquanto sociedade, servimos a sociedade transformando o mundo num lugar melhor para se viver e prestando auxílio a pessoas.

Como realizamos os nossos objetivos?
- Através da coordenação de esforços e ações conjuntas, permitindo o alcance das metas, que sem a organização, seriam muito difícil ou até mesmo impossível de serem atingidas.

Como preservamos o conhecimento?
- Preservamos o conhecimento tornando-o como uma ponte que contínua entre gerações passadas, presentes e futuras, além de aumentar o conhecimento ao desenvolver meios novos e mais eficientes de realizar coisas.
 


 


   

Conheça mais sobre o Instituto Camará e como pode auxiliar os trabalhos. Grato por sua ajuda. Clique na foto acessar as informações, para visitar o Instituto Camará (www.institutocamara.com.br).

Para assessoria de comunicação, parcerias,
oportunidades, publicidade,
produção de eventos,
filmagens, transmissão via
internet. C
onsulte-nos.

Para maiores informações contate-nos no MENU em  Fale Conosco