A OCIM

A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma instituição cívica, filantrópica e cultural que tem como objetivo social a defea dos ideais dos Inconfidentes. Tem na sua essência uma das mais importantes premiações, ao reconhecimento de pessoas físicas e jurídicas que prestam comprovados serviços à pátria, a história, a cultura e a sociedade.

É seguidora dos princípios tradicionais da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila Rica, criada na antiga capital de Minas Gerais, possivelmente pelo inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, por volta de 1779, atuando naquela cidade na época da colônia e que, paralelamente as atividades assistenciais praticadas, foi o berço do movimento que mais tarde seria conhecido como Inconfidência Mineira.

A OCIM tem como patrimônio sua sede em Belo Horizonte e o Sítio da Varginha (em Conselheiro Lafaiete) – tombado pelo Patrimônio Histórico de Minas Gerais – local onde está sendo implantado o projeto do Centro Cultural “Estalagem dos Inconfidentes” registrado no cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, em 1996, mantendo sua prestação de conta com os órgãos competentes e seus associados ativos.

A OCIM organiza, apóia e premia iniciativas culturais. Em ações filantrópicas, arrecada e distribui roupas, remédios, cestas básicas, apoio residencial, apoiando deficientes e operações emergenciais. Está entre as Ordens Cavalheirescas e Humanitárias mais antigas no Brasil, tendo caráter liberal e independente de controle de quaisquer autarquias ou organizações religiosas ou filosóficas.

Logo peq OCIM.png
GRÃO MESTRADO
6778247d-1c5d-41c2-9c31-de6d3bf1b2d4.jpeg
Sérgio Adriano

GRÃO MESTRE

 

Sergio Adriano da Silva. Servidor Público de carreira da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; Empresário; Chanceler da Ordem Cultural da Lusofonia.

WhatsApp Image 2021-08-20 at 12.12.25.jpeg
Renato Marcelo

GRÃO MESTRE ADJUNTO

 

Renato Marcelo Oliveira Jorge Filho. Tecnólogo em Processos Gerenciais; Bacharel em Direito; Especialista em Gestão de Emergências e Desastres.

WhatsApp Image 2021-08-20 at 12.26.21.jpeg
Elson Alves

DIRETOR FINANCEIRO

 

Elson Alves Rodrigues.  Servidor Público de carreira da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; Empresário.

ariadna.jpg
Ariadne Elloise

SECRETÁRIA GERAL

 

Ariadne Elloise Coelho. Delegada da Polícia Civil de Minas Gerais; Mestra em Direito ambiental e desenvolvimento sustentável; Especialista em Ciências Penais; Professora.